Sony NW-E00x no Ubuntu

To ficando cada vez mais satisfeito com o Ubuntu, devido à facilidade e o grande número de sites de ajuda espalhados pela Internet.

A bola da vez foi tentar upar músicas para meu mp3 (Sony NW-E002F), pois esse player tem um problema. Só roda músicas no formato da Sony, e com os diretórios padrão (OMGAUDIO), ou seja, não dá pra apenas passar os arquivos para o player e rodar normal.

No próprio Windows eu tive problemas. Pois o software que a Sony oferece (SonicStage), é cheio de bugs, e aparecer uma telinha “Finalizar tarefa” é habitual.

Não satisfeito com o SonicStage, busquei algumas alternativas. Não sei se é devido à poucos usuários do player, ou é devido à falta de opção mesmo, que demorei pra achar algo. Após um tempo dedicado de busca, achei o tal voidMP3FM, que devido ser criado por usuários, tem mais bugs – pelo menos pra mim – que o SonicStage.

Fiquei cerca de 3 meses sem música nenhuma no meu mp3, apenas ouvindo rádio. Foi aí que tive a idéia de buscar no Google, se dá pra passar músicas para o player pelo Ubuntu. Foi aí que encontrei esse tutorial bem explicado. Pena que está em inglês.

Mas o esquema é o seguinte:

  • Primeiro você deve ter como requisito, a versão 1.6 do Java. Para saber qual versão é a sua, basta abrir o console e digitar: java -version.
    Bom, eu gosto de ter tudo atualizado, e logo na primeira vez que abri alguma página que exigia ter o Java instalado, cliquei naquele botão do Firefox: É necessário ter tal plugin para vizualizar essa página, e instalei a última versão disponível, a 1.6.
  • Instalar o FFMPEG, que bastando ir no Gerenciador de Pacotes Synaptic foi resolvido o problema.
  • Baixar o tal programa.
  • Baixar a pasta OMGAUDIO, que o tutorial explica bem como fazer.
  • Pronto, agora só rodar.
Foi aí que tive alguns probleminhas técnicos. O próprio tutorial diz que pode acontecer do programa não “achar” a pasta OMGAUDIO.

Não sei o motivo, mas o que fiz, foi ir no console e digitar o comando que foi dado no tuto: java -jar NW-E00X_MP3_File_Manager-0.17a.jar.

Aí o programa rodou uma beleza. Só tem um problema. Toda hora que eu fosse abrir o programa eu teria que digitar esse comando. Mas como num sou besta, criei um arquivo no gedit com esse comando. Aí sempre que ele abre, o Ubuntu exibe uma tela se eu quero vizualizar o arquivo, ou executar.


Aí toda vez que quero abrir o programa, só tenho que executar meu “mini-programinha”. Xuxu beleza?!

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe um comentário

